1991

Course

Ação Civil Pública/Perícia

1992

 Service

Ação MB contra Fausto

Good Friday

Service

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me.

1992

Concedida liminar em 1a Instância

a batalha jurídica

evento na secretária da cultura, lançado o PA com duas linhas de ação: interrupção dos bombardeio da MB e criação do parque nacional marinho

 

Time: 7am - 10am

Location: NYC, City Hall

com o patrocínio da MWM Motores a expedição Alma-de-Mestre é planejada e executada com 46 integrantes,  permaneceu por 15 dias no arquipélago

 

Time: 7am - 10am

Location: NYC, City Hall

Alma-de-Mestre

1990.

set-dez

1990.

12-13/jun

monitoramento aos bombardeio ultimo e recolhimento dos projeteis. programa fantástico. imagens do audiovisual.

 

Time: 7am - 10am

Location: NYC, City Hall

Community Day
our pastors:

Lead Pastor

info@mysite.com

Alex Gordon
Dianne Taylor

Director of Women's Ministry

info@mysite.com

Thomas williams

Lead Pastor

info@mysite.com

1989

dez

A primeira expedição
Um grupo de 11 fotógrafos desembarca em Alcatrazes para explorar o ambiente.

histórico

O Projeto Alcatrazes trata do conhecimento e conservação da biodiversidade no Arquipélago dos Alcatrazes. Iniciativa da Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro (SDLB), têm como objetivos realizar expedições técnico-científicas, interromper os exercícios de tiro da Marinha do Brasil e criar o Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes.

 

Entre os anos de 1989 e 2013, foram 43 expedições realizadas com a participação de pesquisadores de importantes instituições de ensino e pesquisa do país, que viriam somar-se a um magro retrospecto. Uma breve passagem da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, em 1911; a histórica expedição de 1920, liderada pelos pesquisadores Luederwaldt e Fonseca, do Museu Paulista, e finalmente, em 1948, uma incursão do Instituto Butantan; além da visita de Martim Afonso de Souza, em 1531, e esporádicas referências em cartas náuticas, a partir do Séc. XVI.

 

No embate jurídico, após 7 anos de trâmite, entre apelações, liminares e cassações, advém a derrota da Ação Civil Pública oposta aos treinamentos militares, em 1998. Na guerra da informação, entretanto, o resultado é promissor. Seminários, palestras, exposições fotográficas e outras intervenções concorrem para a divulgação do assunto e, de maneira tímida à princípio, mas de forma consistente, a defesa de Alcatrazes vai conquistando terreno.

 

Somem-se a isso os apelos naturais, a importância econômica do arquipélago, o crescente interesse da comunidade científica e a frequente atenção da mídia, que vão contribuir para levar cada vez mais a causa ao conhecimento grande público. Logo, o aporte financeiro da iniciativa privada e o apoio logístico e institucional que o próprio Estado, eventualmente, passa a oferecer, proporcionam avanços importantes.

 

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), um dos órgãos então responsáveis pela gestão da área, vai aparecer de forma definitiva nesse cenário quando passa a integrar as expedições, firmando convênio de apoio a pesquisa. Entretanto, um longo tempo ainda transcorreria até a inauguração da sede da Estação Ecológica dos Tupinambás, na cidade de São Sebastião/SP.

1986

Tiros, não.

Os primeiros protestos começam a aparecer. A comunidade náutica e alguns poucos pesquisadores protagonizam o movimento contra os treinamentos.  Em agosto, o Centro de Estudos do Mar, de Santos, encaminha ao governador Franco Montoro manifestação contra os tiros com 22 mil assinaturas. Na imprensa, a jornalista Priscila Siqueira denuncia seguidamente os bombardeios da Marinha do Brasil.

1990

5/jun

Dia Mundial do Meio Ambiente 

A Marinha do Brasil comemora a data praticando tiro em Alcatrazes. A denúncia, feita ao jornalista Carlos Tramontina da TV Globo, é veiculada no Jornal da Manhã da emissora

fotos: a.c. d'ávila

1990.

jul

Lançamento do PA

1990. 5/junho

Atirar em Alcatrazes no Dia Mundial do Meio Ambiente gera onda de protestos. Em setembro, os treinamentos são suspensos. A Secretaria de Meio Ambiente da Presidência da República e o Ministério da Marinha criam, em dezembro, uma Comissão Especial para cuidar do assunto.

1991. 27/fevereiro 

 

Os peritos nomeados pela Comissão Especial decidem que

precisa ser realizada uma avaliação de danos. A MB rompe uma trégua de 6 meses para bombardear Alcatrazes. Em março, é protocolada a Ação Civil Pública contra os treinamentos de tiro no arquipélago.

1991

A Secretaria de Meio Ambiente/SP encaminha ao IBAMA relatório da CETESB recomendando a criação de um parque nacional marinho. Em novembro, a MB  anuncia que vai interromper por 2 anos os treinamentos na ilha principal.

1992

O boletim "Anúncio aos Navegantes", alerta sobre a 

interdição da área. A Prefeitura Municipal de São Sebastião

protesta junto à Secretaria de Meio Ambiente e ao Ministério da Marinha. Em novembro, liminar suspende os exercícios.

fogo cruzado

Evento na Secretária da Cultura de São Paulo e a estréia do Audiovisual Alcatrazes celebram o lançamento do Projeto Alcatrazes.

 

Duas semanas de acampamento-base para até 12 pessoas, por onde passam dezenas de pesquisadores, jornalistas e convidados. Investimento: US$ 10.000.

Identificar a jararaca-de-alcatrazes: não tem preço.

Na expedição, realizada com o patrocínio da MWM Motores do Brasil, pesquisadores do Instituto Butantan reencontram, depois de 67 anos, e posteriormente identificam a nova espécie, Bothrops alcatraz.

Expedição Alma-de-Mestre

1990

dez

1990

12-13/jun

O programa Fantástico acompanha a expedição ao arquipélago e registra o recolhimento dos projéteis. A partir da documentação fotográfica das 2 primeiras expedições é montado o Audiovisual Alcatrazes.

Pós bombardeio

1990

jul

1992

jun

O histórico Fórum Mundial Rio ECO 92 acontece no Aterro do Flamengo.

ECO 92

1992-1993

A CETESB, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, põe em prática um projeto de recuperação de áreas degradadas, inédito em ambientes insulares.

Restauração do Saco do Funil

1995

MAI

A Equipe Atlantis realiza travessia natatória por revezamento entre a praia de Barra do Una e a Ilha dos Alcatrazes. 34km em 14h.

I Travessia Natatória

1998

jul

Ação direta impede treinamento.

Greenpeace

2002

07/abr

Equipe Atlantis realiza a 2a. travessia natatória em revezamento, entre a Ilha dos Alcatrazes e São Sebastião.

II Travessia Natatória

2004

dez

Um péssimo final de ano.

Fogo!
Projeto Alcatrazes

1998

Em agosto, o Recurso também é julgado improcedente e a Ação, extinta.

2013

17/jun

MB anuncia a desativação da raia de tiro na ilha principal, mas a da ilha da Sapata segue ativa.

Enfim, paz. Quase.

2016

02/ago

É criado o Refúgio de Vide Silvestre embora a comunidade científica se posicione pelo Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes.

REVIS Alcatrazes
©FabianaHornos/Greenpeace

2003

13/mai

Uma nova exposição fotográfica é lançada em São Paulo, no espaço Cultural Cristal. 

Exposição Fotográfica

1993

A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/Secção São Paulo, promove o Seminário Alcatrazes em Debate.

1994

Abril. A Ação é julgada improcedente na 1a Instância.  Os tiros, suspensos há1 ano e meio, estão liberados. Na lista de espécies endêmicas do arquipélago figuram 18 integrantes. Um Recurso  de Apelação é interposto em maio. 

saiba mais
saiba mais
saiba mais
saiba mais
saiba mais

1993

O suporte financeiro da Poupança Ecológica Crefisul viabiliza cinco expedições ao arquipélago. Alcatrazes entra na pauta da grande mídia e Fantástico e Repórter ECO desembarcam nas ilhas.

saiba mais

foto: a.c. d'ávila